(texto adaptado a partir do Portal Eventos UFRJ)

 

Cine debate sobre Stuart Hall

 

    O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/CCS) convida para o Cine-debate dedicado à vida e obra de Stuart Hall,  teórico cultural e sociólogo jamaicano. O filme exibido será "The Stuart Hall Project" (2012), do cineasta e artista ganês-britânico John Akomfrah. O evento ocorrerá no dia 30 de maio, as 9h. Após a exibição, haverá debate com Vera Siqueira e Luiz Rezende, docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES, da UFRJ. O cine-debate acontecerá na sala A1-011, no Bloco A, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

 

    Hall é um dos intelectuais mais influentes da segunda metade do século XX. Figura central na construção dos Estudos Culturais, o pensador era ativista no campo das desigualdades e das diferenças, ligado às artes e à música. Utilizava os meios de comunicação como uma estratégia para que esses debates não se diluíssem na correnteza do pensamento dominante. Uma de suas ideias principais é que a identidade de uma pessoa é fluída e não depende apenas de suas raízes geográficas. A trajetória do pensador foi retratada no filme The Stuart Hall Project, lançado em 2012, dois anos antes de sua morte em 10 de fevereiro de 2014.

 

    O ensaio fílmico utilizou imagens de arquivo das participações de Hall na TV para registrar sua vida, seu pensamento e  ativismo. A trilha sonora com composições de Miles Davis, músico admirado por Hall, sublinha os deslocamentos da obra do pensador, articulando-os com acontecimentos decisivos da história do último século.

 

    O cineasta Akomfrah é celebrado pela ousadia estética e também engajamento político. Seu papel foi determinante para a visibilidade de temas ligados à diáspora africana, temas tratados por Hall. Sua obra é caracterizada por investigações sobre a memória, o arquivo pós-colonial e o afrofuturismo.

 

   As interseções entre as obras de Hall e Akomfrah e sua atualidade no pensamento pós-moderno serão o ponto de encontro para o debate sobre Educação em Ciências e Saúde, com pesquisadores de três laboratórios do Nutes. A professora Vera faz parte do Laboratório de Linguagem e Mediações (LLM), com estudos na área de identidades a partir de deslocamentos contemporâneos e processos de recepção da mídia e desenvolvimento de tecnologias educativas. O professor Luiz integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE), que realiza pesquisas sobre a articulação entre as teorias pedagógicas e os modelos de estéticas audiovisuais. E a mediação será feita pelo pesquisadora Juliana Dias, do Laboratório de Currículo e Ensino (LCE), onde são desenvolvidas investigações sobre educação em saúde, transdisciplinaridade e interculturalidade. Para participar do cine-debate não é necessário fazer inscrição.

 

Data: 30/05/2018
Local: Sala A1-011, Bloco A, Nutes/CCS/UFRJ
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão
Horário: das 9h às 12h.
Informações: http://www.nutes.ufrj.br/

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ