Revista EntreRios n1

 

    O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (PPGANT/UFPI) lançou, no último mês de junho, a Revista EntreRios. O novo periódico de Antropologia se insere entre as demais publicações da área com o objetivo de "contribuir para a divulgação do conhecimento Antropológico e favorecer o diálogo entre os/as antropólogos/as e profissionais de áreas afins, no Brasil e exterior". As editoras-chefes da revista, as professoras Carmen Lima e Márcia Leila Pereira, explicam a escolhe do nome:

 

    "O nome EntreRios foi uma escolha que revela quem somos e o lugar sócio geográfico de onde falamos: Teresina – a mesopotâmia do Nordeste. A capital piauiense, cidade verde cortada pelos rios Parnaíba e Poti, que se unem, formando um único leito que desagua no Oceano Atlântico. Este encontro produz um cenário de grande beleza. Cidade planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, ela foi geometricamente criada com ruas retas e paralelas entre si, partindo do Parnaíba em direção ao Rio Poti."1

 

    O primeiro número da revista traz o tema "Etnicidade e Perspectivas Etnográficas", contando com artigos de pesquisadores do Brasil e de outros países das Américas, dentre os quais Alfredo Wagner Berno de Almeida, que contribui com o artigo “Cowboy anthropology": nos limites da autoridade etnográfica. Há ainda uma entrevista com Thomas Hylland Eriksen, antropólogo da Universidade de Oslo, na Noruega, e uma seção de resenhas.

 

    Confira o sumário completo e acesse os textos neste link.

 

1. Trecho da apresentação do fascículo.

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ