Nos dias 09 e 10 de novembro, acontecerá o III Encontro Kitembo de Subjetividade e Cultura Afro-brasileira, que neste ano traz o tema "Povos Afro-indígenas, saberes tradicionais e pesquisa em diálogo com a universidade". O evento acontecerá no Auditório do Bloco P, no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). Não há necessidade de inscrições prévias: as mesmas serão feitas no primeiro dia do evento.
Confira a apresentação do evento divulgada pela organizadores:
"A construção do campo científico em nosso país se deu através da importação dos saberes científicos europeus e norte-americanos e da deslegitimação e extermínio dos saberes tradicionais a saber: de matrizes indígena e africana. As marcas do encontro colonial se reproduzem ainda hoje nas práticas de ensino, pesquisa e extensão, nas quais os saberes populares são tomados com subalternos, desqualificados e objetos a serem desvendados, traduzidos e civilizados pela intervenção acadêmica.
Fora da universidade, no entanto, o repertório de práticas e saberes populares constituem campos de cuidado, acolhimento e pertencimento para significativas parcelas da população, que historicamente têm sido excluídas, ignoradas e exterminadas pela universidade e pelo Estado. Terreiros de candomblé, aldeias indígenas, quilombos, irmandades negras, capoeiras, afoxés, casas de umbanda, grupos de jongo, funk, coco, macaracatu, hip-hop, dentre outros, são exemplos de manifestações político-culturais que muitas vezes são folclorizadas nas perspectivas hegemônicas, mas que são centrais na construção dos modos de vida de seus praticantes, garantindo a preservação e transmissão de valores civilizatórios fundados nos saberes tradicionais, possibilitando a sobrevivência e a resistência das pessoas, dos grupos e das manifestações culturais.
O III Encontro Kitembo parte da aposta de nosso laboratório: não tomar os saberes populares como inferiores ou objetos de pesquisa, mas como interlocutores na construção de saberes e práticas de cuidado em psicologia que tenham como referencial não apenas as matrizes europeias e norte-americanas, mas também africanas e indígenas. Tendo como convidados lideranças indígenas, povos de terreiro, membros de grupos culturais negros povo de favela, pesquisadores acadêmicos dentre outro, pautaremos o cuidado das ervas e a metodologia de pesquisa na universidade, apostando que tais debates nos auxiliarão na construção de ferramentas de pesquisa e cuidado que sejam potentes na promoção de saúde".
Programação:
? 09 de novembro
9h - Mesa de Abertura
Abrahão de Oliveira Santos (Coordenador do Laboratório Kitembo)
Francisco Palharini (Diretor do Instituto de Psicologia - UFF)
Luiza Oliveira (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFF)
9h30 - A pesquisa e os saberes tradicionais
Antônio Bispo dos Santos (Relator de saberes, Liderança quilombola, lavrador, formado por mestres e mestras de ofício, e intelectual)
Capitão Potiguara (Liderança do povo Potiguara)
Luiza Oliveira (Coordenadora do PPPG UFF)
Mediação: Abrahão de Oliveira Santos (Dep. Psicologia - PPPG UFF)
14h - A pesquisa na favela e a expropriação cultural
Ricardo José de Moura (Prof. Gestão Pública/UFRJ, pesquisador do CEPEDOCA e integrante do Raízes em Movimento)
Ocupa Alemão: Favela/Quilombo
Eduardo Passos (Dep. Psicologia - PPPG UFF)
? 10 de novembro
9h - Abertura
9h30 - Intervenções e práticas de cuidado nos terreiros em diálogo com a Universidade
Arlene de Katendê (Mestre dos saberes de matriz africana de tradição banto)
Cecílio Santana Feitoza (Mestre, líder espiritual e político dos Xucuru do Ororubá)
Pai Roberto Braga (Mestre dos saberes de matriz africana de tradição banto)
Kátia Aguiar (Dep. Psicologia - PPPG UFF)
14h - A pesquisa junto aos povos indígenas
Hosana Celi Oliveira e Santos (Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidades/UFPE)
Guilherme Araújo Marinho Magalhães, conhecido como Guila Xukuru (Estudante de direito, fundador da Ororubá Filmes; membro do Coletivo da Juventude Indígena Xukuru)
Bruno Rodrigues da Silva (Estudante de Ecologia; membro da Organização de Jovens Indígenas Potiguaras)
Jhonny Alvarez (Dep. Psicologia - PPPG UFF)16h30 - Pesquisa, lideranças jovens e tradicionalidade
Estela Cardoso Pereira (Graduanda em Psicologia UFF e Voluntária da Biblioteca Comunitária do Engenho do Mato - BEM)
Cristina Rauter (Dep. Psicologia - PPPG UFF)
Maiah Lunas (Juventude de Terreiro da RENAFRO – Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras; Coletivo de Estudantes Iolanda Oliveira)
Thiago Ferreira da Cruz (MC Garcia)
Mais informações no site: https://