A Amazônia tem destaque no aumento da violência no campo no Brasil nos últimos anos. Em 2016, foram registrados 61 assassinatos por conflitos no campo no país, sendo que 48 destas mortes ocorreram na Amazônia Legal. No ano de 2017, conforme dados parciais, foram registrados 65 assassinatos, sendo 49 nessa região. Estes dados são disponibilizados anualmente pela CPT em sua publicação impressa e digital “Conflitos no Campo Brasil”. Já o “Atlas de Conflitos na Amazônia” traz uma proposta metodológica diferente, pois mostra os conflitos que permaneceram vigentes nos últimos anos nesta região.
A partir de um alinhamento técnico com o Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da CPT, e com a assessoria do geógrafo e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG), Gustavo Ferreira Cepolini, cada regional da CPT contribuiu no levantamento dos dados e informações para o Atlas, registrando detalhes como: municípios onde o conflito estava localizado, nome da comunidade, número de famílias impactadas, identidade (posseiros, sem-terra, indígenas, quilombolas etc.), com quem disputavam seus territórios, e outros.
Acesse a obra clicando aqui.
A obra se junta a outras já disponíveis para download na Biblioteca Virtual da CPT, como o "Dossiê Denúncia - Ameaças e violações ao direito humano à água em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas Gerais" e o primeiro número da revista "No Rastro da Grilagem". Além destas e outras publicações, também estão disponíveis na biblioteca virtual materiais audiovisuais, dados sobre conflitos no campo, o Jornal Pastoral da Terra, etc. Acesse a Biblioteca Virtual da CPT aqui.