REMHU 

    A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana abriu chamada de artigos para o número 54, que será publicado em dezembro de 2018 e contará com o dossiê “Migrações no continente africano". Além do dossiê, a revista REMHU inclui também uma seção de artigos referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais. Trabalhos para esta seção também podem ser submetidos para avaliação. O prazo para entrega dos artigos é 15 de agosto de 2018.

 

Alguns dos temas que podem ser abordados no Dossiê:

- os deslocamentos africanos intracontinentais: atores, fluxos, causas e consequências, principalmente em termos de direitos humanos, direitos dos povos e gênero

- as áreas de fronteira na África: as dinâmicas migratórias e interacionais entre populações  forçosamente separadas por fronteiras coloniais

- a relação entre os deslocamentos intracontinentais e os processos de incorporação nas terras de chegada (inclusive fora do continente): como as migrações intracontinentais, voluntárias ou forçadas, impactam nas vidas dos emigrantes/refugiados africanos nas terras de chegada.

- as redes transnacionais: a relação entre as diásporas africanas, no mundo inteiro, e a vida das comunidades no continente africano (inclusive em termos migratórios).

- migrações e desenvolvimento integral.

 

   Os artigos podem ser escritos em português, italiano, inglês ou espanhol e devem ser enviados diretamente pelo site da revista até o dia 15 de agosto de 2018. Todos os manuscritos submetidos à revista serão avaliados por dois ou mais referees anônimos, sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão.

 

     Mais informações: clique aqui.

 

   Confira também o último número publicado da REMHU, apresentando o dossiê "Migrações no Mediterrâneo: entre fronteiras e acolhimento": clique aqui.

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ