O NuCEC (Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia) promoverá, nos dias 20 e 27 de setembro de 2017, um Seminário de Leitura com a proposta de discutir o livro World: An Anthropological Examination de João de Pina Cabral. O autor participará da atividade por videoconferência. O evento acontecerá na Sala Lygia Sigaud, às 14h, no Museu Nacional.

 

Seminrio de Leitura

 

 

11 Primavera de museus

 

    O Departamento de Antropologia do Museu Nacional (DA-MN/UFRJ) participará da 11ª Primavera de Museus com o evento "Coleções etnográficas: colecionamento, ciência, nação & cidadania". Nessa edição da Primavera de Museus, com o tema "Museus e suas memórias", mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais! 

   A atividade realizada pelo Departamento de Antropologia do Museu Nacional objetiva, a partir de um conjunto de pesquisas e atividades de gestão de algumas das coleções etnográficas do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional, apresentar um arrazoado histórico dos processos de formação de ‘coleções etnográficas’, associado a modos de classificação e exibição desde o início do século XIX, em regimes coloniais, até a passagem dos séculos XX-XXI, já em regimes de curadorias participativas. Através de cinco conjuntos de objetos (coleções) se debruçara sobre distintos cenários históricos e sociais, da formação de um sociedade monárquico-imperial com a presença da família real, ao colecionamento científico e museal institucionalizado (entre doações, compras e permutas), até consolidação da Antropologia no Brasil e a formação de coleções e museus indígenas e populares. Nesse percurso, se procurará refletir sobre a relação entre ciência e formação da nação, com atenção ao modo como a antropologia, no desenvolvimento de suas coleções etnológicas, tanto contribui para a consolidação da disciplina no Brasil, quanto contribui para a formação de acervos e exibições, em diálogo com e subsidiando classificações administrativas de regiões e populações.

 

Participação:

Edmundo Pereira - PPGAS/DA
Renata de Castro Menezes - PPGAS/DA
Crenivaldo Veloso - SEE/DA
Michele Barcelos - SEE/DA
Rachel Lima - SEE/DA

 

Atividades: 

10:30h-12:30h - Roda de Conversa - Sala Roberto Cardoso de Oliveira
12h30-13h30h - Visita às salas de Etnologia

 

Data:

23 de setembro de 2017

 

Local:

Museu Nacional - UFRJ

Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão - Rio de Janeiro, RJ.

 

Confira a programação completa da 11ª Primavera de Museus em www.guiadaprogramacao.museus.gov.br

 

 

 

debate cima

 

    O CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) promoverá um debate público sobre o Projeto de Lei nº 7920/2017, que propõe autorizar a destruição de documentos originais após a digitalização, bem como, alterar a lei nº 8.159 (Lei de Arquivos Brasileira), a lei nº 12.682, o código de processo penal e o código de processo civil. Participarão do debate, além dos conselheiros do CONARQ, especialistas das áreas de arquivologia, sociologia, história, direito, tecnologias de informação, gestão, controle e transparência pública, entre outros.

 

    O Debate tem como proposta os seguintes objetivos, conforme divulgado pelo Conselho:

  a) ouvir especialistas, comunidade arquivística, órgãos da administração pública e organizações privadas sobre o impacto do PL 7920/2017, em matérias relacionadas à gestão de documentos, confiabilidade e autencidade dos documentos arquivísticos, preservação digital – custos e impactos a médio e longo prazo, uso das tecnologias da informação, entre outras questões;

   b) coletar material fático e técnico acerca do objeto do PL para subsidiar a atuação do CONARQ;

    c) estabelecer estratégias de ação em relação ao trâmite do PL 7920/2017;

    d) divulgação à sociedade civil do posicionamento e providências adotados pelo CONARQ, de modo a legitimar sua atuação.

   e) debater a importância das instituições arquivísticas na preservação e difusão de registros históricos


    Após a realização do Debate Público, serão coletadas todas as informações e as deliberações serão reunidas em um documento que será encaminhado à Câmara dos Deputados e demais atores envolvidos com a temática do PL 7920.

 

    O Debate Público será realizado no dia 19 de setembro, das 09h às 17h, no auditório do Arquivo Nacional, localizado na Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro. O evento será aberto ao público. As vagas são limitadas. Para participar é necessário efetuar inscrição no site do CONARQ http://www.conarq.gov.br.

 

    Veja a programação detalhada no site do CONARQ.

    Mais informações:
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
    Telefones: 2179-1271 ou 2179-1293.

 

 

    Entre os dias 25 e 29 de setembro, será realizada a 7ª edição do Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN-UFRJ). Como divulgado pela comissão organizadora, "o objetivo do Seminário é promover o encontro entre pesquisadores de antropologia e áreas afins, suscitando o diálogo e dando visibilidade às diferentes pesquisas desenvolvidas por pós-graduandxs, independente da etapa em que se encontrem suas investigações". O evento será realizado no Museu Nacional e será transmitido ao vivo pela rádio Yandê.

 

    A mesa de abertura do evento, intitulada "Um (in)desejável mundo por vir: possibilidades de descolonização do presente e de contra-colonização permanente", terá a presença de Eduardo Viveiros de Castro (professor titular do PPGAS/MN), de Antônio Bispo (Quilombo Saco do Cortume - Piauí; Mestre INCTI; Projeto Encontro de Saberes) e Rita Laura Segato (professora do Departamento de Antropologia da UNB). A mesa será realizada no Auditório do Horto Botânico, com início às 9h.

 

Seminrio dos Alunos 2

 

    No dia 29 de setembro, como encerramento do evento, ocorrerá a mesa "Entre (contra)ataques: a educação e a prática antropológica na conjuntura do desmonte", com a participação de Antônio Carlos de Souza Lima (Professor Titular do PPGAS/MN), Stela Guedes Caputo (Professora da Faculdade de Educação da UERJ) e Oiara Bonilla (Professora do Departamento de Antropologia da UFF). A mesa será realizada no Auditório Roquette Pinto, às 13:30.

 

Seminrio dos Alunos 1

 

 

Confira a programação completa, e outras informações na página do evento: http://www.seminariodosalunos.com/ 

Acompanhe também a página do evento no Facebook: https://goo.gl/YxXQos

 

 

 

    Na próxima segunda-feira, dia 11 de setembro, acontecerá, na Fundação Casa de Rui Barbosa, o lançamento do livro "Êxodo, refúgios e exílios: colombianos no sul e sudeste do Brasil", de Ângela Facundo Navia. A antropóloga colombiana possui mestrado em Ethnologie et Anthropologie Sociale pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e doutorado pelo PPGAS-MN/UFRJ.

    A tese defendida em 2014 desdobra-se agora no livro publicado pela Editora Papéis Selvagens. No evento de lançamento, além da autora, estará presente a Profª. Adriana Vianna, que integra o quadro de docentes do PPGAS e orientou Ãngela em seu doutorado.

 

Convite Angela Facundo Rio de Janeiro Final

 

 

Subcategorias

UFRJ PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ