logo pt br

 

 

    Entre os dias 16 e 20 de julho de 2018, será realizado o 18º Congresso Mundial IUAES - Mundo (de) encontros: o passado, presente e o futuro do conhecimento antropológico. O Congresso se dará em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e é realizado pela International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) e pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

 

Atualmente, estão abertas as inscrições para submissão de propostas de trabalho para Painéis Abertos. Veja as regras de submissão neste link.

 

Confira a programação completa do Congresso neste link

 

As atividades do Congresso serão organizadas de acordo com 30 eixos temáticos, a saber:

 

1. Antropologia do Envelhecimento
2. Antropologias do Sul
3. Antropologia da Religião e Secularismo
4. Antropologia da Ciência e Tecnologia
5. Arqueologia
6. Antropologia das Artes
7. Antropologia da Criança, Juventude e Infância
8. Heranças Culturais
9. Antropologia e Educação
10. Antropologia Empresarial
11. Antropologia e Meio Ambiente
12. Relações Interétnicas
13. Antropologia dos Alimentos e Nutrição
14. Antropologia Global
15. Antropologia da Saúde e Antropologia Médica
16. Antropologia e Direitos Humanos
17. Saberes Indígenas
18. Antropologia Linguística
19. Migração e Pessoas Nômades
20. Museus
21. Antropologia da Música e Performance
22. Antropologia Física
23. Antropologia e Políticas Públicas
24. Antropologia do Risco e Desastres
25. Antropologia do Esporte
26. Antropologia do Turismo
27. Antropologia Urbana
28. Antropologia Visual
29. Antropologia da Guerra
30. Antropologia das Mulheres, Gênero e Sexualidade

 

 

Informações extraídas do site do ISA.

 

 

 acervo isa google chrome 159 2

Resultado de um trabalho de mais de 20 anos, o acervo do ISA reúne aproximadamente 16 mil documentos, 300 teses e 160 mil notícias, além de fotos e publicações. 

 

    O Instituto Socioambiental disponibilizou seu acervo, catalogado e sistematizado ao longo de duas décadas, em sua plataforma online. São notícias, documentos, fotos, mapas e publicações na íntegra, disponíveis para download, indexados por etnias, por categorias de população tradicional (caiçaras, quilombolas, seringueiros), por Unidades de Conservação, Terras Indígenas, biomas, bacias, temas, sub-temas e palavras-chave. Entre eles destacam-se biodiversidade, educação e saúde indígena, energia, estradas, etnografia, florestas, mudanças climáticas, recursos hídricos, recursos minerais, política socioambiental. A plataforma será atualizada com frequência e a documentação completa do acervo será disponibilizada conforme for sendo digitalizada.

 

    O precioso banco de imagens do ISA, composto por 120 mil fotos, começou a ser formado nos anos 1980, na mesma época em que foi lançada a primeira edição do livro Povos Indígenas no Brasil. Inicialmente com imagens de povos indígenas. Com o passar do tempo foram incorporadas fotos de comunidades quilombolas, ribeirinhos/beiradeiros, de biodiversidade, florestas, recursos hídricos e de ameaças aos direitos desses povos e ao meio ambiente. Todo esse material será liberado ao público gradativamente.

 

    Construída com tecnologias livres, a nova plataforma foi projetada de forma a permitir acesso fácil e rápido aos seus conteúdos, e para abrigar uma interface de pesquisa simples e completa.

 

 

 

Direito cidade

 

O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) lança o livro "Direito à cidade: uma outra visão de gênero", disponível para download gratuito. O livro é composto por textos coletivos com o intuito de promover reflexões sobre o direito à cidade a partir de recortes de gênero, raça, diversidade sexual e identidade de gênero. As autoras, em sua maioria ativistas e militantes, contam suas vivências e percepções acerca do direito à cidade, por meio de pequenos textos, ensaios e imagens.

 

Mais informações sobre o livro: https://goo.gl/66NNwg 

Faça download da obra neste link: https://goo.gl/ZrPwcr 

 

A obra é parte da coleção Direito à cidade: novos olhares. Baixe também o volume anterior neste link: https://goo.gl/XyfzyW 

 

 

 6016121 x720

 

 

Durante o período de Carnaval, a Biblioteca Francisca Keller irá liberar a devolução de livros atrasados sem aplicar a penalidade de suspensão: no período entre os dias 05 a 16 de fevereiro, você poderá devolver sua obra atrasada na biblioteca e não se preocupar com qualquer penalidade.

 

Aproveite e devolva seu livro atrasado. Lembramos que se seu empréstimo não estiver atrasado, você pode realizar a renovação on-line pela Base Minerva. Clique aqui para ver tutorial em nosso canal do You tube de como fazer a renovação.

 

No dia 6 de dezembro, quarta-feira, Annelise Riles, professora de Antropologia na Cornell University, estará no Museu Nacional, a convite do PPGAS. Na parte da manhã, Annalise ministrará a palestra "The Sociality of the Platform". A palestra terá início às 9h:30, na Sala Roberto Cardoso de Oliveira. À tarde, a partir das 14h, na sala Luiz de Castro Faria, a pesquisadora participará como debatedora do Workshop Diálogos Etnográficos.

 

Não há necessidade de inscrição prévia. Confira detalhes nos banners abaixo.

 

Palestra Annelise Riles

 

Dilogos etnogrficos

 

Subcategorias

UFRJ PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ