O Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é uma modalidade de empréstimos através da qual é possível solicitar obras pertencentes a outras bibliotecas, desde que elas sejam vinculadas a instituições conveniadas com a UFRJ. Atualmente, existem convênios com instituições públicas e privadas de ensino, além de outros órgãos públicos e empresas privadas (como Petrobrás, Eletrobrás, BNDES, IBGE, CNEN, ONS, etc.). A BFK media solicitações de seus usuários e atende a instituições externas, nas condições detalhadas abaixo.

 

Regras para Utilização (Usuários PPGAS)

 

  Caso o usuário encontre o material desejado no acervo de alguma biblioteca conveniada à UFRJ, deve primeiro consultar sua disponibilidade.

   Se o item estiver disponível, o usuário deverá preencher o formulário de Solicitação de Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB) e levá-lo impresso à Biblioteca Francisca Keller, para que seja aferido, assinado e carimbado por um bibliotecário autorizado.

    De posse do formulário assinado, o usuário deverá se dirigir à biblioteca onde foi realizada a busca para efetuar o empréstimo, sempre de acordo com regras estabelecidas por ela. Pedimos que a data da realização do empréstimo e a data estipulada para devolução sejam comunicadas à BFK (por e-mail, telefone ou presencialmente).

 

Atendimento para usuários externos 


   Para utilizar este serviço, o usuário externo deverá verificar com sua biblioteca se esta possui convênio com a UFRJ. Caso não possua, é necessário que um funcionário entre em contato com a BFK, por e-mail ou telefone, solicitando o cadastro.

    Todo o processo se dá entre a biblioteca solicitante e a BFK, sendo o usuário apenas o mediador. Dessa forma, para retirar a obra desejada, o usuário externo deverá vir pessoalmente de posse do formulário, assinado por um bibliotecário de sua instituição. Eventuais renovações só podem ser realizadas pela biblioteca solicitante, através de e-mail.

 

UFRJ PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ