Apresentamos alguns dados da Biblioteca Francisca Keller relativos ao ano de 2016.

 

Acervo

    

     No gráfico abaixo, demonstramos o crescimento do acervo entre os anos 2014, 2015 e 2016. Nele, desconsideramos os exemplares de uma mesma obra e os fascículos de periódicos, considerando, portanto, apenas os títulos.

Crescimento Acervo Comparativo

    

     No gráfico abaixo, apresenta-se o quadro geral do acervo em 2016, incluindo exemplares e os fascículos de periódicos. Neste gráfico, portanto, considera-se cada item do acervo.

 

Acervo Total 2016

 

     Em 2016, conforme demonstrado no gráfico a seguir, observou-se significativo declínio nas aquisições da Biblioteca. Isto se deve ao preocupante contexto nacional de cortes de verbas destinadas às universidades públicas e a outras instituições públicas de ensino, bem como às agências de fomento à pesquisa.

 

Acervo Total Tipo

     Ao observar as formas de aquisição nos dois anos analisados, isto fica ainda mais evidente. As compras de livros reduziram-se de 434 em 2015 a 20 livros em 2016. Por outro lado, as doações recebidas pela Biblioteca aumentaram significativamente em relação a 2015.

 

Aquisio Livros

 

 

Circulação

 

     Em 2016, 208 usuários possuíam cadastro ativo, categorizados conforme o gráfico abaixo:

 

Usurios Ativos

 

     Em 2015, a Biblioteca havia totalizado 2251 empréstimos domiciliares e 649 obras consultadas em seu espaço. Já em 2016, foram realizados 2647 empréstimos e 548 consultas locais no total. Nos gráficos a seguir, apresentamos os totais de empréstimos e consultas, divididos por tipo de material. Em ambos os anos, os livros constituíram o tipo de material mais procurado, tanto para empréstimos como para consultas.

 

Emprstimos

 

Consultas Locais

UFRJ PPGAS - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Desenvolvido por: TIC/UFRJ