Palestra Prof. Luiz Fernando

 

    O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, promoverá na próxima sexta-feira (25), a palestra "O Bicentenário do Museu Nacional - Ciência e educação numa história institucional brasileira", ministrada por Luiz Fernando Dias Duarte, Professor Titular do PPGAS-MN/UFRJ. O encontro busca modelizar os ritmos de continuidade e descontinuidade dos sucessivos projetos institucionais vigentes ao longo da história do Museu Nacional, concentrando a atenção em alguns momentos de afirmação identitária mais nítida, num contexto geral sempre muito dependente, complexo e mutante.

 

    A apresentação também abordará o contraste entre os momentos de apogeu do final do século XIX e da primeira metade do século XX, e a relativa estagnação das primeiras décadas da segunda metade (em parte decorrente da incorporação efetiva à UFRJ). O encontro vai permitir compreender a mudança representada pela conjugação da pesquisa à pós-graduação na era em que ainda agora vive a instituição, em sua dimensão mais propriamente científica.

 

A palestra acontecráe de 14h às 17h30, no Auditório do Prédio Anexo do MAST.



Luiz Fernando Dias Duarte

Antropólogo brasileiro, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Concluiu o mestrado em antropologia social e o doutorado em ciências humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional da UFRJ).
Fez pós- doutorado no Groupe de Sociologie Politique et Morale, da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris.
Atua como pesquisador nas áreas de antropologia da pessoa, da saúde, da família, da sexualidade e da religião. Entre outros cargos acadêmicos, foi diretor do Museu Nacional da UFRJ (1998-2001). 
Durante este mandato, coordenou a elaboração do projeto da sua Nova Exposição, ainda em curso. Foi professor visitante nas Universidades de Brasília, Paris X - Nanterre, Buenos Aires, Liège e Federal do Rio Grande do Norte. 
É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ