Revista GIS n.3

 

    O número mais recente (n.3 2018) da Revista GIS - Gesto, Imagem e Som já está disponível online. Esta edição traz o dossiê "Olhares Cruzados", organizado por Paula Morgado e que surgiu a partir do encontro homônimo realizado em 2016. Isabel Penoni, pesquisadora associada ao Laboratório de Antropologia da Arte, da Memória e do Ritual (LARMe), do PPGAS-MN-UFRJ, contribui com o artigo "Cilende: o baile das máscaras no Festival da Cultura Luvale (Angola)".

 

    A seção dedicada à traduções, entrevistas e resenhas inicia com a versão em português, inédita, de um texto de Marilyn Strathern intitulado "Gênero de uma perna só". "Neste artigo, a autora busca construir uma teoria visual melanésia focando nos efeitos de tipos particulares de exibição, tais como práticas que acompanham iniciações ou trocas cerimoniais, tendo em vista que nesses contextos há um investimento na manipulação das formas por parte das pessoas."

 

    A seção "Gestos, imagens e sons" traz conteúdos fotográficos, sonoros e/ou audiovisuais, dentre eles o ensaio fotoetnográfico "Uma festa nos subúrbios cariocas: pessoas e coisas em torno de Cosme e Damião" de Thiago Oliveira, Pós-Doutorando no PPGAS-MN/UFRJ.

 

   Por fim, a seção Achados na Rede traz um bate-papo, em forma de talk show, realizado em 2014 entre o artista Rafucko e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, Professor Titular do PPGAS-MN/UFRJ.

 

    Acesse o sumário e todo o conteúdo deste número da GIS clicando aqui.

 

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ