treinamentos2017

 

    Entre os dias 2 e 6 de outubro, a CAPES oferecerá treinamentos on-line voltados para a grande área de Ciências Humanas, englobando as áreas de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Educação, Ensino de Ciências e Matemática, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Teologia e Religião. Estes treinamentos terão duração de 3 horas e serão oferecidos em dois turnos: Manhã (9h às 12h) e Tarde (14h às 17h). Além do uso do Portal de Periódicos da Capes e dos serviços nele disponíveis, também serão abordadas algumas bases de interesse para a área, apresentadas por representantes de editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos. A cada dia serão apresentadas bases diferentes. Confira:

 

Dia 02/10: Britannica Academic Edition e National Geographic (Gale).

Dia 03/10: Eighteenth Century Online - ECCO (Gale) e Gale Virtual Reference Library.

Dia 04/10: Project MUSE e JSTOR.

Dia 05/10: Emerald Insight

Dia 06/10: RILM Music Literature (EBSCO) e Nature.

 

    Além disso, nos dias 3 e 4 de outubro, será oferecido, no período da noite (19h às 21h), um treinamento dedicado exclusivamente ao uso do Portal Capes, demonstrando as etapas da pesquisa bibliográfica: a pré-busca (operadores booleanos, estratégias para truncar termos, uso de caracteres especiais), pós-busca (uso de filtros e delimitadores especiais) e gestão de resultados (salvar estratégia de busca, criar pastas locais e alertas).

    A inscrição é gratuita, mas está sujeita ao limite de vagas. Esta iniciativa faz parte de um esforço contínuo da Capes, que tem oferecido regularmente treinamentos que capacitem o uso dos recursos do Portal.

    Inscrições e mais informações neste link.

 

UFRJ Biblioteca Francisca Keller - PPGAS/MN/UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ